segunda-feira, 12 de julho de 2010

Futebol o Passado e o Futuro.

Estou de volta escrevendo para grande massa de visitantes do meu blog.

Hoje gostaria de falar de esporte, alias é provável que fale muito de esporte em meu blog, é algo que me agrada muito.

Ontem presenciamos mais uma final de Copa do Mundo e assistimos ser feita história com a entrada de um novo campeão mundial.

Confesso que estava torcendo levemente pela Holanda, por ser mais tradicional e ter uma história bacana, mas durante o jogo os holandeses mandaram muito mau, com entradas muito desleais, horrível e muito diferente do lindo futebol que eles costumam mostrar.

No final fiquei feliz, apesar do jogo ter sido sofrível, ao seu fim foi premiado o time mais técnico, de um futebol que tenta a todo custo imitar o que o nosso já foi, e é neste ponto que eu queria chegar.

Durante décadas o Brasil reinou tanto nas copas quanto nos campos Europeus, todos os países que gostam ou tentavam gostar de futebol procuravam nossos craques, não só para vê-los jogar, mas para aprender com eles, este lindo futebol de classe e habilidade. Nesta copa estamos vendo um pouco deste resultado, com times como Uruguai, México e Holanda jogando com “pontas”, um estilo utilizado pelo Brasil na década de 60, 70 e esquecido, estilizado como futebol antigo e suprimido pelo chamado futebol moderno.

Vimos países conhecidos por privilegiar a força, jogadas aéreas e muita marcação, jogarem com apenas um volante de contenção ou dois, mas com habilidade, seleções como Alemanha e Espanha. E por que não lembrar da Inglaterra que já a vários mundiais deixou de ser uma seleção dependente de bolas levantadas na área, ainda não é um time espetacular, mas já não é um time de “grossos”.

Então eu pergunto porque todos querem ser o Brasil de outrora e o Brasil insisti em ser a Europa do passado e eu mesmo respondo. Minha opnião é que por covardia ou comodidade os técnicos, olheiros, caçadores de talentos, empresários preferem a pessoa bem preparada, forte fisicamente, que tenha o mínimo de domínio de bola, eles preferem marcar primeiro e depois atacar, é mais cômodo, menos arriscado, assim mantém teoricamente seu emprego por mais tempo, além disso, o cara que sabe jogar, tem habilidade e talento é menos suscetível ao empresário e assim mais independente, ele manda em sua carreira e não está ali esperando seu empresário fazer alguns contatos para ele ser descoberto e ganhar em euro.

Torço por exemplos como os da Copa e do Santos surtam efeito e mude tudo, claro é um sonho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário